quarta-feira, 30 de julho de 2014

Como comer sushi da forma certa?

Nos últimos tempos estou descobrindo as delícias da culinária japonesa, especialmente sushis, sashimis e hot philadelphias! Porém no início desta nova aventura é MUITO comum nós termos dúvidas básicas sobre como se portar a mesa, consumir os alimentos e outras coisas mais, sendo assim, decidi pesquisar um pouco mais sobre isso e contar tudo para vocês!

5 regras básicas para comer com mais sabor e fazendo bonito:

Hashi

Não se deve espetá-los (isso seria uma grosseira menção a um ritual fúnebre japonês) ou cruzá-los nas peças, e sim mantê-los paralelos entre os dedos médio, indicador e polegar, assim "pinçando" cada alimento. Não se desespere, tudo é questão de hábito e treinamento, rs

Shoyu

O ideal é molhar suavemente a peça do lado do peixe no molho, nada de encharca-la ou molhar o arroz. Além de fazer qualquer sushiman ter um infarto, desmonta a peça e compromete o sabor final! Você está comendo para sentir o sabor dos alimentos, e não do molho.

Gengibre

Serve para ser consumido entre uma refeição e outra para limpar o paladar. Exemplo: Após o salmão, deve-se comer gengibre para sentir melhor o sabor do atum, que é um peixe mais gorduroso.

Wasabi

Originalmente seu uso foi pensado para ser usado na preparação do sushi entre o peixe e o arroz, afim de prevenir intoxicação alimentar e acelerar a digestão. Hoje em dia é usado como um tempero opcional para quem prefere sabores intensos.

Sushi 

Deve ser levado a boca com o lado do peixe virado para sua língua, afinal, essa é a parte mais importante do alimento que deve ser saboreada por suas papilas gustativas! O arroz é apenas um complemento, igualmente saboroso se bem preparado, mas é totalmente secundário. Outra coisa MUITO importante é NÃO morder aos pedaços, e SIM colocá-lo INTEIRO na boca, morder é algo MUITO DESELEGANTE. Se você reparar, as pecinhas não foram feitas pequenininhas atoa. Ah, esses japoneses sabidos... rs


Outra dica importante é verificar se as peças estão fresquinhas, sem odores esquisitos, e com pouca ou nenhuma "água" no arroz por exemplo. As melhores opções para quem quer começar a provar comida japonesa são os Temakis, que levam algas e arroz ou ainda o hot philadelphia, um dos meus favoritos!

Espero que possam aproveitar bem essas tips, e no mais, não se preocupem. O importante é experimentar o máximo de sabores e vezes possíveis para se deliciar e aprender com a prática! Aqui no Rio de Janeiro recomendo os restaurantes Koni Store, Sushiaki (No Village Mall) e Japinha Delivery!

Beijos,

Fabs

Nenhum comentário: