quinta-feira, 9 de maio de 2013

Beleza - Dicas de limpeza e review de sabonetes faciais para peles mistas ou oleosas


Hoje trago algumas dicas sobre limpeza facial diária, além de minhas impressões sobre três produtos que já usei em épocas diferentes por ao menos de 4 a 6 meses, cada um. Nossa pele é um dos nossos cartões de visita, então não custa nada dar uma pesquisada antes de comprar/usar um produto que será essencial no seu dia a dia, certo? ;)

Primeiramente, é importante salientar o quanto a simples higiene da pele mista ou oleosa (e que geralmente nesses casos tende a ser acneica) é tão importante. Não basta simplesmente jogar uma quantidade aleatória de produto no rosto e depois encharcar de água e achar que está tudo resolvido, é preciso muito mais, mas são coisas simples que você pode fazer rapidamente, trazendo benefícios e resultados aparentes!

Observe que a embalagem é grande para durar mais, sendo assim, não é preciso usar muito produto, por mais oleosa que sua pele esteja naquele momento. Usando uma quantidade equivalente a uma moeda de 10 centavos, você fará uma ótima limpeza e o frasco durará por até 5 meses (em média), até porque geralmente não se recomenda o uso por mais de duas vezes ao dia (dito pela maioria dos dermatologistas em todo mundo), assim evitando o ressecamento, que faz tão mal quanto poros entupidos.

Depois, basta espalhar bem em todo o rosto fazendo movimentos circulares, e lembre-se, nem todo produto tem composição química para fazer espuma, então não pense que sua pele está menos limpa por isso, o que realmente a fará limpa será a ação do mesmo em cada poro. O ponto para saber se aquele sabonete é o ideal para você é sentir se sua pele está com o toque seco, porém macia, talvez até com uma sensação de frescor (dependendo da composição). As vezes sentir um leve repuxamento pode ser normal, mas tudo isso é relativo, não sou dermatologista, apenas relato coisas que inclusive já ocorreram comigo, então, consulte SEMPRE o seu dermato, e lembre-se: Cada caso é um caso.

Minha pele é mista, isso é, oleosa na testa, nariz e queixo, e normal nas bochechas. Por isso, uso sempre produtos refrescantes e oil free, em gel ou loção, nada de cremes, só em casos específicos, como protetores solares para meu tipo de pele. Nos três casos abaixo, os usei entre 2010 e 2012, atualmente continuo com o L´Oreal Pure Zone, que é meu favorito e logo vocês entenderão o porque! Vamos aos reviews:

Caso 1 - Neutrogena Deep Clean Acne Wash


Com textura viscosa e cor de âmbar, tem um aroma agradável, porém sentia minha pele com um toque levemente oleoso quando a secava, parecia que por mais que enxaguasse o produto, ele deixava resíduos. Era uma sensação incômoda, além de tudo, não senti grande redução das espinhas e cravos. Nota 5,6









Caso 2 - Clean and Clear Sabonete e Adstringente Limpeza Profunda - Johnson & Johnson

Nesse caso, comprei casualmente os dois produtos numa promoção casada, então os experimentei simultaneamente desde o primeiro uso. Também de textura viscosa, cor de rosa claro e um aroma fresco, espalha bem e deixa um toque macio na pele, porém sentia em alguns momentos que era uma solução mais trivial pois poucos minutos depois de usá-lo sentia a oleosidade voltando a pele na menor transpiração. Minhas espinhas ficaram razoavelmente controladas fora da época de TPM ou de grandes períodos de calor (isso é calor = transpiração em excesso = poros entupidos), mas os cravos persistiram (Nessa mesma marca existe uma linha anti-cravos mas que ainda não tive a oportunidade de experimentar, pretendo em breve, assim como a linha "Morning Energy"). Já o adstringente é um pouco "ardido" num primeiro toque, mas tem um aroma doce e leve, e cumpre o que promete, principalmente na hora de ajudar a remover pequenos resíduos de maquiagem que ficam a volta dos olhos mesmo depois do removedor e da limpeza inicial. Nota 7

Caso 3 - L´Oreal Pure Zone (Passo 1)


Tchan-tchan-tchan-tchaan, agora é a hora da estrela! Textura meio viscosa, meio líquida, cor azul claro, aroma refrescante, próximo a menta ou algo do gênero, esse é na minha opinião o melhor sabonete líquido facial para peles mistas e oleosas (não, a L´Oreal não me pagou para isso, é espontâneo, rs), limpa profundamente, dando um toque refrescante após o enxágue, não deixa a pele seca e segura bem a oleosidade por algum tempo (segurar completamente só com vários outros produtos, vale lembrar). De preço acessível e fácil de achar (assim como os outros acima), é uma ótima escolha para quem procura uma opção próxima as fórmulas de marcas especializadas (Vichy, Cetaphil, La Roche Posay, etc), não substituí completamente a visita a um dermato, e nem anula a eficácia das outras marcas mais específicas do segmento dermatológico, mas ajuda muito, principalmente para acne graus 1 e 2 (isso é, as mais leves). Nota 10


Enfim, cada um vai achar para si mesmo o que é melhor, o que cai bem para sua pele e etc, mas nada que umas dicas não possam otimizar, se quiserem mandar opiniões, comentem por aqui ou no Facebook!

Beijos,


Fab

Nenhum comentário: